Vinte anos depois de ter sido iniciada a construção da Igreja Santuário Madre Rita, em Jugueiros, paróquia e freguesia de Ranhados, as obras ainda não estão concluídas.

Interliga-se esse facto com a recente notícia que deu conta que a Câmara Municipal de Viseu vai instalar numa ala do edifício o seu arquivo municipal. O Jornal da Beira falou com o pároco de Ranhados, Padre José Pedro Matos, um dos grandes impulsionadores das obras naquele imóvel que começou a ser construído em 1999.

O domingo passado, 13 de janeiro, foi também dia para a realização de mais um almoço (de Reis) para angariar fundos para as obras da Igreja Santuário Madre Rita. Os cozinheiros Álvaro Almeida e Adelino Rocha e mais alguns elementos apresentaram a ementa a ser servida: sopa juliana e arroz à valenciana, a que se juntou a sobremesa (doces típicos do Natal e dos Reis). No total, estiveram neste almoço mais de 80 pessoas. À porta do piso-1 estava António Mateus, antigo presidente de Junta de Ranhados e um dos grandes impulsionadores e animadores destes encontros e das atividades da Igreja Santuário. “Já viu esta gente toda?” questionou alegremente o antigo autarca, que lembrou “que todo o dinheiro que conseguirmos angariar faz muita falta para acabarmos as obras da Igreja”.

Antes do início da refeição, o Pároco José Pedro proferiu algumas palavras de agradecimento a todos os que ali se encontravam, referindo que a participação nestes almoços “constitui uma maneira de colaborar”. Depois deu graças, agradecendo “a Deus este novo ano que estamos a viver, e agradecemos e pedimos-Lhe a bênção para todos os que colaboram mais de perto: os elementos das comissões de trabalho, de culto e obras, e todos os que têm um pouco do coração nesta Igreja”.

Entre os comensais presentes o Padre José Pedro saudou publicamente o Padre Claudino, dos Missionários Combonianos que no próximo dia 4 de fevereiro irá partir em missão para a região de Butembo, no nordeste da República Democrática do Congo, em África.

No decurso do almoço, entre conversas em redor da mesa, Ana Amaral, Maria Manuela Osório e Manuela Damasceno confirmaram ao Jornal da Beira que são presenças assíduas nestes almoços de angariação de fundos, garantindo que o fazem para ajudar a Igreja Santuário, ao mesmo tempo que enalteceram a figura da Madre Rita e o trabalho que desenvolveu no país e no mundo.

No período das sobremesas cantaram-se os parabéns a Domingos Gonçalves, um crente e admirador de Madre Rita, que assinalou 62 anos de vida. Logo surgiu a dona Lucília a dizer que na mesa dela estava a dona Maria da Paixão Matos, que nesse 13 de janeiro assinalava 81 anos de batismo e que também ela era merecedora de uma salva de palmas. Quando o bolo-rei, as rabanadas, os sonhos e as filhoses chegaram às mesas já a música animava o local e cedo se formaram pares para irem dar um ‘pezinho de dança’.

Na fase final do encontro, o Padre José Pedro anunciou que o próximo almoço de angariação de fundos irá acontecer no próximo dia 24 de fevereiro (domingo).

G.I./J.B.:PBA