1. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Ocorre de 18 a 25 de janeiro, com o tema “Procurarás a justiça, nada além da justiça” – Dt 16, 18-20. Tema importantíssimo a ser trabalhado pelos cristãos. O cristianismo tem origem numa pessoa: Jesus Cristo, o Salvador do Mundo, personagem historicamente conhecida que nasceu, vivei e morreu na Palestina. A sua mensagem é seguida por muitos, e apresenta-se como uma grande novidade: por Jesus, Deus chama todos os homens em entrar na comunhão e na unidade com Ele, encontrando assim a felicidade perfeita que nos conduz por um, caminho de santidade e de justiça. Ao longo desta semana somos convidados a refletir e a rezar pela unidade de todos os que acreditam em Jesus Cristo. Demos passos concretos nesta experiência e na responsabilidade do verdadeiro ecumenismo.

2. Jornada Mundial da Juventude

Realiza-se de 22 a 27 de janeiro no Panamá com o tema: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” – Lc 1,38. Oportunidade para à Luz do Ensinamento do Sínodo sobre os jovens nos perguntarmos o que devemos fazer pelos jovens e o que esperam os jovens da Igreja. Como Maria também os jovens devem escutar o chamamento de Deus. O verdadeiro discernimento é obra do Espírito Santo e ação orante de cada um de nós. Neste contexto perguntemo-nos: o que Deus quer de nós, o que Ele espera dos jovens, como vamos nós rezar pelos jovens e como lhe vamos levar as palavras e os gestos de Jesus Cristo. Aprendamos com Maria a dar Cristo àqueles que o procuram. Unamo-nos a todos os jovens que no Panamá em comunhão com o Santo Padre, celebram tão alegre e festivo evento. Parabéns aos jovens e adultos que representam Portugal e a Diocese de Viseu.

3. Encontro Interdiocesano de Catequese

A catequese é o primeiro e fundamental horizonte da formação cristã. Rezemos pelos bons frutos do encontro que no próximo sábado dia 19 ocorre na nossa diocese, no Centro Pastoral. Que a catequese em ano de missão promova em todos um encontro de comunhão e de unidade com Jesus Cristo.

† António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.