São Teotónio, expoente preclaro de português e de santo insigne, continua – deve continuar – a inspirar a nossa vida.

No distante século XII foi guia muito próximo do nosso primeiro rei e exímio na prática das virtudes humanas e sacerdotais. É um peregrino – e duas vezes foi à Terra Santa – e um monumento cheio de memória e de novidade. Figura tão densa não merece ser remetida para a protocolar celebração anual! O caminho da piedade pode, sem dúvida, abrir, alargar e iluminar outros caminhos.

Na sequência do que já fez no ano anterior, modesta mas concretamente, a Fundação Jornal da Beira apresenta à disposição de todos imagens sagradas de São Teotónio. Pensando na conjugação de dignidade, beleza e simplicidade, complementada pelo agradável custo acessível, escolhemos a terracota como matéria base; cada imagem, inspirada na que se encontra na fachada da Sé de Viseu, tem 23 centímetros de altura. Disponibilizamos imagens pintadas e com a cor natural. Ainda temos alguns exemplares em madeira de cerejeira. Disponíveis na nossa livraria Jornal da Beira.

Assinalando as celebrações do Padroeiro da Diocese, o Coro Diocesano de S. Teotónio, com a Sociedade Filarmónica Lobelhense, levarão a efeito o Concerto do Padroeiro, às 21:00 do dia 16 de Fevereiro, na Igreja do Seminário Maior de Viseu e, no dia seguinte, repetirão a iniciativa, em Mangualde, às 16:00 horas, na Igreja Paroquial daquela cidade.

A Solenidade de São Teotónio, padroeiro da Diocese, será celebrada na Sé de Viseu, às 18:30, no próximo dia 18, segunda-feira. Os diáconos permanentes renovarão, perante D. António Luciano, que presidirá à celebração, a Promessa que fizeram no dia da sua Ordenação.

G.I./Padre Luís Miguel