Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Ao aproximar-se o início do Ano Pastoral, da catequese e do ano escolar com a dinâmica própria de cada Diocese, procuramos propor um caminho de estudo e de reflexão a partir do Sacramento do Batismo pelo qual nos tornámos filhos de Deus, chamados a percorrer um caminho de santidade.

      O próprio início e fim do ano litúrgico também não coincidem com o início e o fim do ano civil, por isso o tempo e o espaço que são verdadeiramente um dom de Deus, são também um desafio pastoral para deixarmos que a nossa vida seja tecida pelo desígnio amoroso de Cristo.

      Apesar de tudo, o nosso caminho de fé cristã, deve ser também de esperança, de santidade de vida, de formação espiritual, que faz dos batizados cristãos alegres e felizes.

      A Diocese de Viseu está a preparar o início do seu Ano Pastoral, que será dedicado a uma reflexão profunda sobre a atualidade e o valor do Sacramento do Batismo e as implicações que este traz a nível pastoral para sermos cristãos, “discípulos missionários enviados” a anunciar ao mundo a alegria do Evangelho.

      No dia 5 de outubro, realizaremos uma Jornada de Missão no Seminário Maior de Viseu, para lançamento do novo Ano Pastoral.

      O próximo triénio será vivido do seguinte modo:

      – 2019/2020, refletiremos sobre o Sacramento do Batismo;

  – 2020/2021, sobre o Sacramento da Eucaristia e da Reconciliação;

   – 2021/2022, ano da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, em comunhão com os jovens, estudaremos a importância do Sacramento do Crisma, coroamento do percurso da iniciação cristã, da identidade, do serviço que em Igreja somos chamados a viver num caminho de santidade.

 † António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: