Agradecemos a disponibilidade de todos ao aceitar a nomeação para estes serviços e pedimos ao Povo de Deus que reze para que o apostolado seja fecundo para o bem das famílias, dos jovens e aumento das vocações.

Havemos por bem:

1. Nomear Pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena de Campo de Madalena o Reverendo Padre Abel Ferreira Rodrigues, que até ao presente exerceu a missão de colaborador do pároco. Nomear também seu Vigário Paroquial o Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, a quem agradecemos todo o trabalho realizado como Pároco. Agradecer ao Cónego António Jorge dos Santos Almeida a colaboração que prestou nesta Paróquia.
  2. Nomear Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres de Abraveses o Reverendo Padre António Henrique Ribeiro de Sousa. Nomear também seu Vigário Paroquial o Padre Abel Ferreira Rodrigues, a quem agradecemos todo o trabalho realizado, agradecendo também ao Cónego António Jorge dos Santos Almeida a colaboração que prestou nesta Paróquia.
  3. Nomear Párocos “in solidum” das Paróquias de Orgens e São Salvador os Reverendos Padre Bruno José Pinheiro da Cunha (moderador) e Padre Pedro António da Silva Guimarães. Agradecemos ao Padre Álvaro António Esteves da Cunha o trabalho realizado nestas Paróquias a quem desligamos do múnus anterior. Agradecemos também ao Diácono João Miguel da Silva Soares o trabalho realizado na nossa Diocese.
  4. Nomear para a Fundação Jornal da Beira para o triénio 2019-2021, Diretor da Fundação e da Livraria o Reverendo Padre Luís Miguel Figueira da Costa, Diretor do Jornal da Beira o Reverendo Padre Nuno Miguel Henriques Azevedo e assessores a Dra. Filomena Moreira Ribeiro Coelho e Eng. Urbano Almeida Mendonça.
  5. Nomear Vigário da Pastoral e da Evangelização, Culto e Cultura o Reverendo Padre João Luís Leão Zuzarte e seu colaborador o Reverendo Padre Virgílio Marques Rodrigues, por um período de cinco anos.
  6. Nomear Diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica o Reverendo Cónego José Henrique Correia de Almeida Santos que constituirá este Secretariado, por um período de cinco anos.
  7. Agradecemos ao Reverendo Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas o trabalho realizado como Diretor Espiritual do Seminário Interdiocesano de São José e como Diretor do Secretariado da Pastoral Litúrgica e outros serviços. O Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas será dispensado dos serviços na Diocese, a seu pedido, por um ano para prestar serviço no Santuário de Fátima, na Diocese de Leiria-Fátima.
  8. Nomear como Diretor do Departamento da Pastoral Juvenil o leigo Fernando Dinis Correia Chapeiro, nomeando como Assistente Espiritual o Reverendo Padre André Maurício Horta Reis da Silva, por um período de cinco anos.
  9. Nomear como Vigário Judicial o Reverendo Padre João Martins Marques e como membros do Tribunal Diocesano de Viseu, como Juízes os Reverendos Padre João Martins Marques e Padre Alcides Fernando Tavares Vilarinho e o Dr. Custódio de Almeida Costa; como Promotor da Justiça o Reverendo Padre António Manuel Sobral; como Defensor do Vínculo, o Reverendo Padre Sérgio Miguel Tavares de Pinho; como Notários o Reverendo Padre César Martinho Duarte Catarino e Albano Chaves de Andrade; como Advogados oficiosos o Dr. Nuno Filipe Sousa Santos e o Dr. Cândido Plácido da Costa; por um período de cinco anos.
  10. Nomear Assistente Espiritual do Movimento dos Cursilhos de Cristandade o Reverendo Padre Jorge Luís Gomes Lopes (moderador) em comunhão com outros sacerdotes, por um período de cinco anos.
  11. Nomear Assistente Espiritual do Movimento dos Convívios Fraternos o Reverendo Padre Paulo Jorge Pereira Vicente (moderador) em comunhão com outros sacerdotes, por um período de cinco anos.

† António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu

G.I.