Mangualde recebe nos próximos três dias, 6, 7 e 8 de setembro as tradicionais Festas de Nossa Senhora do Castelo, um evento com uma forte componente religiosa, mas que apresenta uma programação diversificada também com o lado lúdico onde não faltam atividades culturais e concertos.

Com as Festas de Nossa Senhora do Castelo, a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde – entidade organizadora – considera estar a contribuir para tornar o território local mais caraterizado já que o santuário e o que ele significa constitui um cartaz de visita do concelho. Subir ao Monte da Senhora do Castelo é ainda hoje uma tradição para milhares de fiéis. No começo do século XV foi levantada uma capelinha dedicada a Santa Maria do Castelo num terraço não longe do cimo do monte em lembrança da batalha travada em Trancoso entre os soldados de Portugal e Castela. Mais tarde outra capela se ergueu, substituindo a primeira. Esta capela manteve-se até 1832, data da entronização da imagem de Nossa Senhora do Castelo no templo que ainda hoje se ergue na colina, mandado levantar por Miguel Pais de Sá Menezes. Dali se vislumbra a paisagem beirã e onde a partir de amanhã, sexta-feira, acontece festa. Às 21h haverá um concerto pela Orquestra Poema. No sábado, o dia começa com a atuação da Associação Cultural Azurara da Beira, às 18h, seguida do espetáculo da Alcatuna. Mas o grande momento do dia está marcado para as 20h30 com a Procissão das Velas. Haverá depois a serenata a Nossa Senhora pelo Grupo Coral da Paróquia da Cunha Baixa. A noite será de baile com a banda HIFI. No domingo, a saída da Procissão da Igreja da Misericórdia está marcada para as 9h45. No Santuário celebra-se a tradicional Missa Campal, às 11h, presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano. Durante a tarde decorre um desfile etnográfico (16h) e um desfile de concertinas (19h). À noite regressa o momento de baile com a banda Time.

G.I./J.B.:EA