O Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 como ‘Mês Missionário Extraordinário’.

Os Bispos portugueses acolheram o pedido do Santo Padre e propuseram “ir mais longe celebrando esse mês como etapa final de um Ano Missionário em todas dioceses” e propuseram uma PEREGRINAÇÃO NACIONAL a Fátima no dia 20 de outubro 2019, dia em que a Igreja celebra universalmente o Dia Mundial das Missões. Na sua mensagem para o DMM 2019 “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, o Papa afirma que “a celebração deste mês ajudar-nos-á a reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Batismo…A Igreja está em missão no mundo! Sê homem que anuncia Deus. Cada um de nós é uma missão no mundo, porque fruto do amor de Deus”. Gostaria de recordar a importância da celebração do Dia Mundial das Missões. É celebrado desde 1926, quando o Papa Pio XI ordenou que “em todo o mundo católico se celebrasse anualmente, no penúltimo domingo do mês de outubro, um Dia de oração e de ofertas em prol da propagação da fé”. Será bom que os párocos e responsáveis nas paróquias motivem os fiéis para este evento nacional onde se possa notar, nesse dia, uma boa representação da nossa diocese em Fátima. Certamente que, em paróquias com o mesmo sacerdote responsável, se possam organizar em conjunto. O Senhor Bispo, e penso que todos nós, gostaríamos de ter uma boa presença em Fátima nesta concentração missionária nacional. Que as palavras do Papa Francisco, na sua mensagem, nos encorajem a ir aos pés de Maria: “A Maria, nossa Mãe, confiamos a missão da Igreja. Unida ao seu Filho, desde a encarnação, a Virgem colocou-se em movimento, deixando-se envolver totalmente pela missão de Jesus; missão que, ao pé da cruz, havia de se tornar a sua missão: colaborar como Mãe da Igreja para gerar, no Espírito e na fé, novos filhos e filhas de Deus”.

G.I./J.B.:SEDAM