Nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2020, no auditório do Seminário Maior de Viseu, aconteceram as Jornadas de Atualização Teológico-Pastoral do Clero de Viseu, onde participou um número significativo de presbíteros e diáconos.

O tema de fundo foi o mesmo que dá título ao plano deste ano pastoral 2019-2020: O Sacramento do Batismo ─ Caminho de Santidade. No primeiro dia, após a oração, abriu as jornadas D. António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu, aprofundando a necessidade da atualização do clero de encontro às exigências pastorais que nos são colocadas hoje, na perspetiva do plano pastoral. Para enquadrar estas jornadas do ponto de vista da formação espiritual e pastoral do clero, tomaram a palavra o Vigário do Clero, Pe. António Jorge dos Santos Almeida, para sublinhar a importância da formação permanente do clero dentro do postulado que é a primazia da vida Batismal (de todos), para a qual o ministério ordenado está ao serviço, como instrumento; e o Pe. João Luís Leão Zuzarte, Vigário da Pastoral, aproveitando o momento para ligar a formação do clero aos desafios práticos da pastoral, apontando aspetos de conversão e sugerindo formas de renovação pastoral, à luz do atual pontificado do Papa Francisco.

Foram convidados, como oradores, o Pe. António Henrique Ribeiro de Sousa que nos deu uma aula de Sagrada Escritura com o desenvolvimento do tema “O Batismo, entre o Jordão e o Calvário”, ajudando-nos a fazer uma releitura do Batismo de Jesus a partir dos quatro evangelistas, apontando a atenção para o “Batismo de Jesus” no Calvário; o Pe. Pedro António da Silva Guimarães falou-nos de “A Igreja e os desafios da mudança de época par aa sociedade digital”, ajudando-nos na “migração” que é preciso fazer para podermos acompanhar as novas gerações com critério e sem medo. O segundo dia foi marcado pela presença do Pe. Marcelino Paulo Machado Ferreira, da Arquidiocese de Braga, que nos veio apresentar a sua experiência pastoral a partir dos temas “Novos percursos de iniciação cristã” e “Laboratório da Fé – Renovação inadiável!”, a partir dos quais não nos deixando meras receitas pastorais, nos testemunhou quanto ao caminho que o levou como presbítero e pároco a desafiar as suas comunidades quanto à revolução cultural que é preciso fazer para que as mudanças pastorais resultem na prática; também partilhou o projeto “laboratório da fé” presente no sítio www.laboratoriodafe.pt a partir de onde partilha a experiência das comunidades que acompanha, assim como partilha reflexões dominicais na ótica da mistagogia qua acentua mais a ajuda da vivência dos sacramentos que se celebram do que ocupar o tempo meramente na preparação dos mesmos.

As jornadas coroaram-se com um trabalho de grupos proposto pelo orador deste dia, em que os participantes puderam partilhar ideias sobre o que hoje deveríamos parar de fazer, sobre o que podemos iniciar, sobre o que devemos melhorar, assim como pensar “fora da caixa”, apresentando ideias que à primeira vista parecem inconvenientes, mas depois, à luz da conversão que é preciso fazer, nos poderão abrir novos caminhos. Depois do plenário, terminámos com a oração presidida pelo senhor Bispo.

Pe. António Jorge

GI