Decorreu de 26 de janeiro a 2 de fevereiro a Semana do Consagrado. Na Diocese de Viseu – além do que cada comunidade Religiosa organizou – tivemos três momentos especiais com a presença do nosso Bispo, D. António Luciano:

– Na sexta-feira, 31 de janeiro, na Igreja dos Terceiros, realizou-se uma vigília de oração. Apesar da noite fria e chuvosa, cerca de 50 pessoas juntaram-se para rezar e cantar… agradecendo ao Senhor pelo dom da Vida Consagrada. Foi bonita a presença de um pequeno grupo de jovens vicentinos de Orgens que animou musicalmente a oração.

– No domingo (2 de fevereiro) à tarde, cerca de 50 consagrados, congregaram-se no Seminário das Missões, para um momento de oração e convívio. Durante a celebração de Vésperas renovamos o nosso compromisso Batismal e ouvimos as palavras do Papa Francisco aos consagrados que ficaram como um desafio: Consagrados… “homens e mulheres que vivem para imitar Jesus (…) são chamados a tornar presente no mundo o olhar d’Ele, o olhar da compaixão, o olhar que vai à procura dos distantes, que não condena, mas encoraja, liberta, consola” em atitudes que devem começar na própria comunidade. D. António Luciano também sublinhou esta ideia e desafiou os Consagrados a serem sempre agentes de compaixão…  Seguiu-se um momento de convívio e lanche partilhado! Se a doçura das nossas vidas como consagrados corresponder à variedade de doces sobre a mesa…  então há esperança para o futuro, na multiplicidade de dons e carismas.

– Ao entardecer de um domingo primaveril, na Catedral, o Sr. Bispo presidiu à Eucaristia da Festa da Apresentação do Senhor. Na celebração foi sublinhada a presença dos Consagrados na vida da Diocese e nas várias situações que requerem um carinho e uma atenção especial da Igreja. E é oportuno recordar umas palavras do Papa Francisco: “agradeçamos a Deus pelo dom da vida consagrada e peçamos um olhar novo, que saiba ver a graça, que saiba procurar o próximo, que saiba esperar. Então os nossos olhos também verão a Salvação”…

Padre Manuel António, MCCJ

GI