A 16 de julho, pelas 21 horas, na Igreja do Carmo, D. António Luciano presidiu à Eucaristia que assinalava a memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, este ano sem a habitual procissão.

Nesta celebração a comunidade de irmãos carmelitas renovaram os seus votos.

Estiveram presentes os representantes do Comando Territorial de Viseu – GNR, na pessoa do seu comandante territorial tenente-coronel João Fonseca, acompanhado por uma representação. A presença da GNR inclui uma guarda de honra ao altar. Esteve também presente o capelão da GNR da zona Centro, o Padre António Santiago, oriundo da nossa Diocese de Viseu.

O Bispo, durante a homilia, frisou a importância e o papel da comunidade carmelita de Viseu para a promoção da contemplação, oração e silêncio que cada batizado deve cultivar. Salientou ainda a força simbólica do Escapulário que deve ser percebido não como um amuleto da sorte, mas como um sinal sagrado que tem um duplo valor: é sinal da proteção de Maria e símbolo de uma vida dedicada a Ela.

Por fim, D. António Luciano referiu o papel da GNR na proteção e na ordem publica, e a sua intervenção preventiva e proactiva neste tempo de pandemia, dando-lhes os parabéns pelo trabalho prestado às populações e confiou-os à proteção de Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira.

Este dia foi antecedido pela Novena a Nossa Senhora, rezada todos os dias.

Padre João Zuzarte

CategoryBispo, Diocese