Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Preparação Diocesana começa com a nomeação de Coordenador

O documento «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão» aponta para uma vivência de um “processo eclesial participativo e inclusivo, que ofereça a cada um – de maneira particular àqueles que, por vários motivos, se encontram à margem – a oportunidade de se expressar e de ser ouvido, a fim de contribuir para a construção do Povo de Deus”.

O caminho tem início nos dias 9-10 de outubro de 2021, em Roma, e a 17 de outubro seguinte, em cada uma das Igrejas particulares. Também a Diocese de Viseu iniciará neste dia este caminho que se prolongará nesta fase até abril de 2022.

“Uma etapa fundamental será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares”, lê-se no documento.

O documento preparatório pede também que se examine a forma “como são vividos na Igreja a responsabilidade e o poder, e as estruturas mediante as quais são geridos, destacando e procurando converter preconceitos e práticas distorcidas que não estão enraizadas no Evangelho”

Ao nível das linhas orientadoras, solicita-se também que a comunidade cristã seja credenciada “como sujeito credível e parceiro fiável em percursos de diálogo social, cura, reconciliação, inclusão e participação, reconstrução da democracia, promoção da fraternidade e da amizade social”.

Os tópicos escritos são um serviço ao caminho sinodal, “de modo especial como instrumento para favorecer a primeira fase de escuta e consulta” nas Igrejas particulares, na esperança “de contribuir para colocar em movimento as ideias, as energias e a criatividade de todos aqueles que participarem no itinerário, e facilitar a partilha dos frutos do seu compromisso”.

Com a nomeação do Padre João Luís Leão Zuzarte como Coordenador Diocesano, e esperando que ele constitua a equipa que o acompanhará, o Bispo Diocesano, D. António Luciano, inicia assim a primeira etapa preparatória para a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2023.

CategoryDiocese, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: