No dia vinte e dois de fevereiro, terça-feira, reuniu, no Seminário Maior de Viseu, em sessão ordinária, o Conselho Presbiteral da Diocese, presidido pelo Senhor Bispo de Viseu, D. António Luciano.

O principal tema de reflexão foi a implementação, ao nível diocesano e paroquial, das dinâmicas do Sínodo 2021-2023 que a Igreja está a viver, fazendo participar a todos, dentro e fora das comunidades eclesiais, caminhando juntos na construção de uma Igreja mais inclusiva, participada e participativa, corresponsável e missionária. A presente fase convida-nos, sobretudo, a viver a escuta do que nos diz o Espírito Santo e do que nos querem dizer todos os homens e mulheres do nosso tempo.

Foram ainda analisados alguns desafios relativamente ao percurso preparatório das Jornadas Mundiais da Juventude que terão lugar em Lisboa em 2023, nomeadamente pela receção dos seus Símbolos que farão peregrinação na nossa Diocese, por Arciprestados, durante o próximo mês de abril. São um intenso convite à alegre e entusiasta adesão de jovens, e menos jovens, a este importante acontecimento.

O Conselho debruçou-se ainda sobre algumas propostas de reflexão em busca de novos caminhos na área da Pastoral Social, diante dos novos reptos que o nosso tempo nos coloca.

O Secretariado Permanente