Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

 

UM MÊS COM MARIA

Caríssimos irmãos e irmãs, o caminho que estamos a viver neste tempo pascal é um tempo de fé, de alegria, de esperança, de paz, de oração e de partilha. Era este o estilo de vida das primeiras comunidades cristãs, animadas pelo Espírito Santo, que tinham um só coração e uma só alma, punham tudo em comum, eram assíduos na escuta da Palavra, nas orações e na partilha fraterna do pão.

Maria, Mãe de Jesus estava assim presente no meio dos discípulos e animava-os com a sua fé e com a sua oração a viver a vida animada pela presença de Jesus o Ressuscitado.

Ao vivermos o mês de maio, somos convidados a frequentar a escola de Maria, imitando as suas virtudes e a viver cada dia empenhados a realizar a vontade de Deus

Como cristãos somos chamados a caminhar ao longo deste mês de maio com Maria, rezando o terço todos os dias pela paz no mundo e pela conversão dos pecadores.

Contemplemos Maria a Mãe, que serve a Igreja e a humanidade com humildade e disponibilidade. Pedimos-lhe a graça de viver este mês com muita alegria, espírito de oração e com o desejo de crescer no caminho da santidade. Maria é a Mulher e a Mãe por excelência, que nos aponta sempre a direção de Jesus. Façamos todos este caminho pastoral em cada dia, procurando chegar “por Maria a Jesus”, servindo a humanidade com o espírito do “Magnificat”, na escola do discipulado.

 

O DIA DA MÃE

Celebrar o Dia da Mãe como cristãos eis o grande desafio, agradecendo a Deus e a Nossa Senhora o dom das nossas mães, as que ainda vivem, ou as que já se encontram com Maria na Casa do Pai. O primeiro domingo de maio é o “Dia da Mãe”, vamos celebrá-lo com alegria e em ambiente de festa. Como nos lembrou o Papa Francisco em Fátima nós: “Temos Mãe”.

Não somos órfãos, Maria a Mãe de Jesus é também a Mãe de todos os cristãos, a nossa querida Mãe do Céu. Com Maria queremos agradecer o dom das nossas mães, a mulher que nos trouxe no seu ventre com amor e alegria durante nove meses, aquela que se alegrou com o nosso nascimento, nos alimentou e cuidou de nós, ajudando-nos a crescer com saúde e felicidade espiritual.

Com Maria, saibamos agradecer o dom das nossas mães. Rezemos pelo dom da sua maternidade, por todo o seu serviço à família, à Igreja e à humanidade. Honremos com fé e na oração todas as mulheres e mães, para que sejam muito felizes na sua vocação e missão educadora e cuidadora. Parabéns a todas as mães! Rezemos pelo eterno descanso de todas aquelas, que já morreram e vivem agora na Casa do Pai.

 

SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Vamos celebrar de 1 a 8 de maio de 2022 a Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja.

Esta semana ajuda-nos a tomar consciência da grandeza, da dimensão e importância das vocações de consagração na vida da Igreja. Hoje a Igreja e o mundo têm necessidade de homens e mulheres que vivam este dom dando testemunho da missão no serviço aos irmãos mais desfavorecidos.

Convido os pastores e os consagrados da nossa Diocese a rezar com as suas comunidades para pedir a Deus o dom de novas vocações de consagração para a Igreja.

A Igreja tem necessidade de mais sacerdotes, de mais vocações de consagração, jovens e adultos, consagrados, leigos cheios de disponibilidade e generosidade interior para servirem com alegria o Senhor e os irmãos ajudando a renovar as comunidades e as estruturas pastorais da nossa Igreja particular.

Peço aos pastores e superiores das comunidades de vida consagrada presentes na Diocese para viver esta semana em caminho sinodal na comunhão , na participação, na missão, na oração, no testemunho e na formação dos cristãos utilizando os subsídios que o Secretariado da Pastoral das Vocações nos fez chegar, para valorizar esta Semana das Vocações, que nos conduz ao coração de Cristo, o Bom Pastor.

Jesus Ressuscitado convida-nos a rezar pelo aumento das vocações de consagração, sem deixar de olhar com carinho para a messe, que é grande e tem poucos trabalhadores. A oração perseverante alcança de Deus muitas graças e favores.

Diante de um mundo descristianizado, indiferente e com uma diminuição significativa de vocações, devemos saber propor aos jovens a vocação, como um desafio para seguir Jesus na pobreza, castidade e obediência. Este é um chamamento e um estilo de vida, que exige disponibilidade e radicalidade, para seguir Jesus e viver com Ele a Boa Nova do Evangelho.

 

COMO MARIA, A MÃE DE JESUS, UNIDOS EM ORAÇÃO

Rezemos por todas as mães para que sejam felizes com os seus filhos, os vejam crescer na prosperidade e na paz e realizem na família a vocação matrimonial, que Deus lhes confiou.

Rezemos para que na Igreja floresçam novas vocações de consagração disponíveis para servir as comunidades e fazer crescer o Reino de Deus.

Rezemos para que cresça cada vez mais nos cristãos cresça a consciência para respeitar a vida humana como dom, desde o momento da conceção no seio materno até à morte natural.

Rezemos pelas nossas crianças, adolescentes e jovens, pelas famílias sua santificação. Rezemos a Deus por intercessão de Maria e de São José a graça de cada família se tornar um berço, que acolhe a vida e se transforme num viveiro de novas vocações de consagração para a Igreja.

A celebração do Dia Mundial da Família deve ser uma oportunidade para refletirmos sobre a vocação e a missão da família na vida da Igreja e no mundo. Tempo para dar mais atenção à organização da pastoral familiar nas paróquias, valorizar os movimentos de espiritualidade familiar e prestar um maior cuidado e serviço às famílias das nossas comunidades.

Rezemos pela santificação das famílias, para que sejam protagonistas da evangelização de novas famílias. Sem famílias boas e santas não teremos crianças, adolescentes e jovens felizes empenhados na construção de um mundo novo, mais justo e mais fraterno. Sem comunidades vivas, dinâmicas e empenhadas na oração, a Igreja não será abençoada com o aparecimento de novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.

Convido-vos a iniciar o mês de maio com a proteção de Jesus, Maria e José, rezando pelas famílias do mundo inteiro, principalmente as que se encontram em dificuldades, na caminhada de fé.

Família que reza unida, mantêm-se unida. Rezemos o terço todos os dias a Maria Mãe de Jesus, por todas as mães, pela santificação das famílias, pelos jovens a caminho das JMJ e pelo aumento das vocações de consagração na Igreja.

 

† António Luciano,
Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: