Observatório Pastoral

Vivemos tempos de crise. O tempo presente, conhecido como a “era da pós-verdade” e, definido por muitos como a “estação do desvanecimento” é marcado por um percurso instável e frágil que deu origem a um panorama económico, social e antropológico de crise. Na atual conjuntura ganham alento as visões mais pessimistas perante um futuro que se apresenta incerto, cresce a desconfiança que destrói relações e suscita preconceitos, florescem novas formas de egoísmo e individualismo, e a (suposta) paz mundial vê-se ameaçada.

Perante a “radiografia” do atual contexto em que a palavra “crise” parece ser um dos termos mais utilizados nos diversos domínios da vida, as questões que se impõem são estas: não é chegado o momento oportuno de mudar de paradigma? Devemos encarar a crise como uma fatalidade ou como uma oportunidade? Afinal, o que nos está a ser dito?

Talvez nos esteja a ser dito que onde há crise há esperança. Ou porventura, que os tempos de crise se apresentam como uma oportunidade e um imperativo para a mudança de mentalidade e atitude, para a abertura aos “novos sinais dos tempos”. Muito provavelmente, está a ser-nos dado o alerta para reaprendermos a distinguir e a valorizar o que é essencial na vida e a não nos deixarmos, literalmente, engolir pelo tempo que corre na corrente dos dias.

No correr da história cada geração é chamada a viver tempos bons e maus, feitos de maturações, deslocações, ruturas e recomeços. O importante a salvaguardar, como refere o teólogo cardeal Tolentino Mendonça, é que, como comunidade (trabalho, familiar, etc.) nos encontremos unidos em torno da atualização dos valores humanos essenciais e sejamos capazes de lutar por eles.

Os tempos de mudança são sempre inspiradores e desafiantes. Permitem abrir novas leituras, traçar novos percursos e aderir a novas abordagens. Possibilitam a consciencialização de que para fenómenos novos requerem-se respostas novas. Em última instância, este tempo poderá ser um Kairós, um tempo de Graça para nos reencontrarmos e nos reinventarmos.

Num momento alinhado com os mais diversos receios e medos humanos, o simbólico religioso apresenta-se como estímulo de mudança e como horizonte para enfrentar a crise e abrir a novas perspetivas. Trata-se da Páscoa. A Páscoa é um acontecimento de morte e ressurreição. Enquanto coração das celebrações do cristianismo, faz ecoar a lição da passagem (Pessah) para uma vida renovada e orientada para os mais elevados valores humanos. A história da Páscoa está inscrita e enraizada na nossa tradição cultural, da qual podemos sempre encontrar algo novo, algo que pode iluminar a nossa situação de vida atual. Na sua gênese, o espírito pascal, transmite-nos esperança, confiança, determinação e coragem, reforçando-nos na solidariedade e na arte de cuidar do outro. É tempo para recentrarmos a rota da vida, empenharmos uma verdadeira “revolução da ternura” e cultivarmos a “cultura do encontro” nas nossas relações.

A sociedade de hoje não pode hesitar em fazer da crise um momento de travessia, um tempo pascal – de passagem – na esperança de um mundo melhor.

Pe. João Zuzarte
CategoryDiocese, Pastoral