Observatório Pastoral

Durante o mês de abril, a diocese de Viseu acolheu e dinamizou a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Foi um percurso acompanhado por mais de 12500 pessoas, em que a Cruz e o ícone de Nossa Senhora passaram por paróquias, instituições, autarquias, estabelecimentos de ensino, associações de bombeiros e unidades hospitalares dos 6 arciprestados da diocese.

No final desta peregrinação, das mãos de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, foi entregue a D. António Luciano, Bispo de Viseu, e ao Comité Organizador Diocesano (COD) uma réplica da Cruz da JMJ que “fará e será memória agradecida da peregrinação dos Símbolos da JMJ” pela diocese de Viseu. Para D. António Luciano esta réplica “é uma novidade, uma alegria e uma esperança”, ela marca a passagem dos símbolos pela diocese e responsabiliza a comunidade cristã a levá-la a todos os “lugares, motivar e fazer crescer”.

A passagem dos símbolos da JMJ e esta Cruz, agora entregue à diocese, criam a oportunidade para que a pastoral juvenil se anime e ganhe uma dinâmica renovada, cheia de vitalidade e envolvimento. Que sejam sinal de muitas possibilidades e que despertem os jovens para deixar Cristo partilhar do seu caminho. Este acordar não se fica pelos jovens, ele deve chegar a todos, porque todos somos chamados a viver a juventude de Jesus que é criativa e original, que entusiasma, que chama ao encontro, que toca no coração de cada pessoa, que transforma, que convida a viver e ser comunidade num amor pleno e testemunhado pelo gesto da Cruz, que abraça toda e cada pessoa.

Construamos uma diocese determinada a levar O Jesus ressuscitado aos mais jovens e onde se respire juventude. Façamo-lo sem medo! Vamos dinamizar grupos de jovens nas paróquias, animar os que já existem, desassossegar os movimentos e desinstalar a passividade no meio das nossas comunidades, para que se possa dar lugar a uma pastoral enérgica, dinâmica e capaz de revelar a vida que Jesus e a JMJ propõem.

Fica o desafio às paróquias, movimentos, instituições, famílias, grupos de catequese, sacerdotes, comunidades religiosas e escolares, para que sejam capazes de erguer os olhos para o amor que está na Cruz e caminhar ao lado dos jovens. Vamos viver os tempos que se avizinham com alegria, entusiasmo, criatividade, promovendo momentos de festa, fé, oração e de encontro.

São os jovens que nos pedem para que façamos o caminho juntos até agosto de 2023, altura em que acontecerá a JMJ! Seremos capazes de lhes negar isso? Não nos esqueçamos, é Jesus quem os chama, mas também é Ele que nos responsabiliza e compromete!

Lúcia Morgado
Secretariado da Pastoral Juvenil | Comité Organizador Diocesano de Viseu