Cristo Rei, veio chamar para o seu Reino um humilde servidor

O Bispo da Diocese de Viseu, tem o doloroso dever de comunicar a notícia do falecimento do Reverendo Padre António Marques Alexandre, que Jesus Cristo Rei do Universo veio chamar ao final da tarde do Domingo 20 de novembro de 2022.

Encontrava-se internado nos Hospitais da Universidade de Coimbra, na Unidade de Queimados, desde o final do mês de outubro passado. Foram dias de intenso sofrimento que o purificaram e prepararam para o encontro com Deus na bem-aventurança eterna.

Em meu nome pessoal e de todo o presbitério, apresento os meus sentidos pêsames às suas irmãs, cunhado, sobrinhos, familiares e amigos, nesta hora de dor, de luto e de saudade.

A todas as comunidades que este sacerdote serviu, de modo especial a de Vila Maior e a de São Félix, que deixou recentemente, apresento as minhas condolências. Confio, à vossa oração, o eterno descanso deste irmão sacerdote, que serviu as vossas comunidades com fé, dedicação pastoral, zelo apostólico, disponibilidade, acolhimento e a alegria e de Cristo bom Pastor. Todos recordamos o ministério sacerdotal do Padre António Marques Alexandre e o seu testemunho vivido com fé, alegria e dedicação ao povo de Deus que serviu. Dedicou o seu ministério com particular atenção à pregação, ao serviço do confessionário e direção espiritual das pessoas e aos movimentos eclesiais. Sacerdote alegre e próximo de todos prestou atenção à evangelização, à catequese, ao apostolado da oração e à prática da caridade. Tinha uma particular predileção pastoral na atenção aos escuteiros, aos jovens e à formação humana e cristã dos leigos.

Um sacerdote exemplar, com uma vida espiritual intensa em todos as dimensões, deixa uma marca muito positiva no nosso coração. Sempre muito atento às necessidades da Igreja mostrou-se muito colaborador com o seu Bispo e disponível para servir nas mais diversas missões. Agradecemos a Deus e à sua família o dom do seu sacerdócio gasto num serviço humilde e desprendido na vinha do Senhor. Entreguemos a Deus a vida e o ministério ordenado deste irmão sacerdote e por intercessão de Nossa Senhora e de São José o bem semeado na Igreja. Na comunhão da fé peçamos a Cristo Rei do Universo que o receba no Seu Reino, para que participe da glória de Deus na companhia de todos os santos na bem-aventurança do céu.

Agradeço aos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde todos os cuidados e serviços prestados com tanto amor e carinho a este nosso irmão sacerdote, quer no Centro Sócio Pastoral, no Hospital de São Teotónio e nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Agradeço de modo particular à Direção do Centro Sócio Pastoral, à direção técnica, funcionários, funcionárias, médicos, enfermeiros e a todas as pessoas que cuidaram com carinho e competência do Reverendo Padre António Marques Alexandre. Agradeço a oração que os utentes do Centro Sócio Pastoral e outros cristãos da Diocese fizeram por ele durante este período doloroso do seu internamento. Que Deus a todos recompense por tão grande partilha de gestos de comunhão, de oração e caridade.

Peçamos ao Senhor Padre António Marques Alexandre, que junto de Deus interceda pelo nosso presbitério, pelo aumento de vocações sacerdotais e por mais leigos disponíveis para servir a nossa Diocese.

Viseu, 21 de novembro de 2022
† António Luciano, Bispo de Viseu

O féretro chegará às 12 horas do dia 24 de novembro, quinta feira, à Capela de Santo António, em Gumiei, Ribafeita, onde será velado até às 14h30.

Às 15 horas será celebrada a Eucaristia exequial na Igreja Paroquial de Ribafeita, presidida pelo Bispo da Diocese

Elementos biográficos do Padre António Marques Alexandre

Nasceu em 9 de janeiro de 1947, em Gumiei, freguesia de Ribafeita, concelho de Viseu.

Filho de Manuel Alexandre e de Laurentina Marques Castanheira.

Foi ordenado Presbítero em Oliveira de Frades a 25 de janeiro de 1970.

De fevereiro de 1970 a julho de 1976 foi Pároco de Arões

De outubro de 1976 a janeiro de 1978 foi Coadjutor na Paróquia de Santa Maria, em Viseu.

De fevereiro de 1978 a setembro de 1980 foi Pároco de Cova do Covelo e de Mareco, no concelho de Penalva do Castelo.

De setembro de 1982 a setembro de 2005 foi Vigário Paroquial de Ferreira de Aves, no concelho de Sátão.

De setembro de 2000 a setembro de 2005 foi Vigário Paroquial de Águas Boas, no concelho de Sátão.

De setembro de 1997 a setembro de 2005 foi Pároco de Forles, no concelho de Sátão, mantendo as funções nas outras paróquias.

Desde janeiro de 1999 foi Pároco in solidum de Águas Boas, com o Pe. Nuno Amador.

Em dezembro de 2002 foi eleito para o triénio seguinte, 2.º Vogal do Conselho Fiscal da Fraternidade Sacerdotal.

Desde setembro de 2005 foi Pároco de Alva, de Pinho e de Vila Maior, todas no concelho de S. Pedro do Sul. Desde setembro de 2013 ficou apenas como Pároco de Vila Maior.

Desde setembro de 2016 foi Pároco de S. Félix.

A partir de setembro de 2013 ficou como Pároco de Vila Maior e Vigário Paroquial de Covelo de Paivô (no concelho de Arouca), e de Covas do Rio, de Figueiredo de Alva, de Gafanhão, de Pinho, de S. Félix, de S. Martinho das Moitas e de Sul, no concelho de S. Pedro do Sul. Deixou as funções de Vigário Paroquial em todas as paróquias referidas em agosto de 2016.

Foi Pároco de S. Félix desde setembro de 2020.

Por motivos de falta de saúde cessou as funções de pároco em agosto de 2022.

Desde então passou a residir no Centro Sócio Pastoral em Viseu.

CategoryDiocese