Celebrar a Solenidade de Cristo Rei do Universo com alegria, gratidão e esperança no mundo que há de vir, é um sinal de fé adulta e madura. O Senhor virá como Rei e Juiz para julgar todos os povos.

Jesus Cristo é o Senhor, o Rei e o Servo de todos, em quem devemos confiar e esperar. Ele veio ao mundo para servir e dar a vida por toda a humanidade. Eis a grande missão deste Rei: amar e servir a pessoa humana, particularmente os pobres, os doentes, os indefesos, os excluídos, os mais frágeis da sociedade. Jesus anunciou e pregou o Reino de justiça, de paz e de amor em parábolas.

“O Reino de Deus é anterior a nós. Aproximou-se de nós no Verbo Encarnado, foi anunciado através de todo o Evangelho, e veio até nós na Morte e Ressurreição de Cristo. O Reino de Deus vem desde a última ceia e, na Eucaristia, está no meio de nós. O Reino virá na glória, quando Cristo o entregar a seu Pai” (CIC 2816). Desde o Pentecostes, a vinda do Reino é obra do Espírito do Senhor, que quer continuar a sua obra no mundo e consumar a santificação dos fiéis, até que Ele venha. Só um coração puro pode dizer com segurança: “Venha a nós o vosso Reino”.

É preciso ter passado pela escola de Paulo para dizer: “Que o pecado não reine mais no vosso corpo mortal” (Rm 6,12). Quem se conserva puro em seus atos, pensamentos e palavras pode dizer a Deus: “Venha a nós o vosso Reino!”. A Igreja não se cansa de repetir e de proclamar na oração: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. “O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14,17).

O modo de Jesus estar connosco, o de viver no meio de nós, como Salvador e Redentor, o de se entregar ao projeto do Pai para nos salvar, mostra-nos que servir é reinar.

Jesus é um Rei disponível, em proximidade, acolhedor de todos, misericordioso e justo, que veio à procura da ovelha perdida da casa de Israel.

Jesus é um Rei cuidador, que se envolve com os problemas daqueles que estão abandonados à beira do caminho, cura as suas feridas com o azeite da alegria e da consolação, como o bom Samaritano da humanidade.

Jesus é um Rei que serve os mais pobres, os abandonados e que nos ensina a servir do mesmo modo os irmãos mais necessitados.

Jesus é um Rei próximo e atento, que ensina o seu povo a cuidar com amor e compaixão todas as feridas dos doentes e atribulados.

A Igreja recebeu de Jesus o mandato para construir o seu Reino neste mundo. Um Reino comprometido com a justiça, a solidariedade, a fraternidade e a paz. É preciso que Jesus reine nos nossos corações, nas nossas vidas, nas nossas famílias, nas nossas instituições, nas nossas estruturas, na Igreja e no mundo.

O Reino de Deus não é deste mundo e não terá fim, empenhemo-nos a viver o seu dinamismo como cristãos com perseverança e fidelidade.

Desafios para a construção do Reino de Deus:

– O seguimento de Jesus convida-nos a ser verdadeiros discípulos missionários e evangelizadores com espírito. “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham” (EG 262).

– Identificados com Cristo Senhor e Rei do Universo, levamos em cada dia com alegria a cruz da nossa vocação.

Quando Cristo vive em nós a sua luz brilha no meio do mundo. “Com Jesus Cristo renasce sem cessar a alegria” (EG 1).

– Testemunhas do Reino de Deus no meio deste mundo, ao serviço da Igreja e do anúncio do Evangelho. “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG 176).

– Sermos cristãos empenhados na vida da Igreja e na transformação do mundo, quando vivemos a nossa vocação batismal na fidelidade aos carismas na alegria da fé e com zelo apostólico.

As muitas dificuldades do nosso tempo e a indiferença religiosa devem ser para todos os batizados um compromisso para construir e anunciar o Reino de Cristo no meio de nós.

Convido todos os leigos empenhados na vida da Igreja e membros de movimentos e obras eclesiais a viver a Solenidade de Cristo Rei do Universo, renovando o seu compromisso de trabalhar apostolicamente na vinha do Senhor.

Convido os jovens que neste fim de semana vão celebrar a Jornada Diocesana da Juventude a descobrir a sua vocação na Igreja, para que seguindo com alegria e entusiasmo Jesus Rei do Universo, sejam protagonistas fiéis na construção do Seu reino de justiça, de paz e de amor.

† António Luciano, Bispo de Viseu
CategoryBispo, Diocese