Nos passados sábados, 14 e 21 de janeiro, no Centro Sócio Pastoral de Viseu, realizou-se o XXX Curso de Ministros Extraordinários da Comunhão, com a participação de 43 cristãos, e o VII de Animadores Dominicais na Ausência de Presbítero, com 22 cristãos, oriundos de 29 paróquias da Diocese de Viseu, indicados e propostos pelos respetivos párocos.

O Curso foi preparado e ministrado pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica. Do programa constaram tempos de formação teológica e litúrgica bem como abordagens de carácter pastoral e prática. Contou ainda com alguns testemunhos de cristãos que exercem já estes ministérios, que muito incentivaram e animaram os formandos.

No dia 21, ao fim da tarde, o Sr. Bispo veio ao encontro dos candidatos, dirigiu-lhes palavras de saudação e estímulo e presidiu à Eucaristia. Nela, designou oficial- mente os 65 ministros, entregando a cada um o cartão que os credencia para o ministério, durante um período de três anos.

A celebração teve a participação de alguns familiares e revestiu-se de clima festivo. Um dia grande para a Diocese de Viseu.

De todos se espera um bom serviço em prol dos idosos, dos doentes e das comunidades que, não podendo celebrar cada domingo a Eucaristia, terão a possibilidade de celebrar a Palavra e receber o Corpo de Cristo em Comunhão.

P. José Henrique Santos