Para a maior glória de Deus, crescimento da Igreja e bem espiritual do Povo de Deus são feitas ainda as seguintes nomeações: para o serviço paroquial e colocação dos seminaristas em estágio pastoral em ordem ao ministério ordenado.

Confio a sua missão na Igreja à proteção de Nossa Senhora, de São José e de São Teotónio. Peço a todos oração pelo aumento das vocações sacerdotais, missionárias e religiosas.

– Nomear os Reverendos Padre Cristóvão da Silva Cunha e o Padre José Carlos dos Santos Bento, párocos “in solidum” da Paróquia de São Tiago de Carvalhais, do Arciprestado de Lafões, sendo “moderador” o Reverendo Padre Cristóvão da Silva Cunha, mantendo todos os serviços anteriores. Substituem o Reverendo Padre Miguel Rodrigues Pereira, a quem agradecemos todo o trabalho realizado na paróquia de que agora é dispensado por motivo de idade e limitações do estado de saúde.

– Nomear os Reverendo Padres Luciano da Costa Ferreira e Padre Adriano Sousa Santos, ambos da CM por indicação do Superior Provincial Padre Pedro António da Silva Guimarães, CM para Vigários Paroquiais da Paróquia de Santa Maria Madalena do Campo, Arciprestado Urbano de Viseu. Agradeço à comunidade dos Padres da Missão (Vicentinos) toda a colaboração pastoral realizada na pessoa do Provincial Padre Pedro António da Silva Guimarães, CM.

– Os seminaristas, que concluíram a formação na Faculdade de Teologia e a Formação no Seminário Interdiocesano de São José em Braga vão iniciar o estágio pastoral nas seguintes paróquias:

Alexandre Miguel Pereira Ribeiro, natural da paróquia de Destriz – Concelho de Oliveira de Frades do Arciprestado de Lafões irá realizar o estágio pastoral orientado pelo Padre José Henrique Correia de Almeida Santos na paróquia de Rio de Loba, Arciprestado de Viseu;

Eduardo José Henriques Abrantes, natural da paróquia de Cunha Baixa. Concelho de Mangualde do Arciprestado da Beira Alta, irá realizar o estágio pastoral orientado pelo Padre José Carlos dos Santos Bento nas paróquias que lhe estão confiadas e será o seu orientador, colaborando também nas paróquias confiadas ao Padre Cristóvão da Silva Cunha.

Saibamos acolher os sacerdotes agora nomeados e os seminaristas que vão iniciar o seu estágio pastoral com alegria e esperança.

Viseu, 12 de Setembro de 2023

† António Luciano dos Santos Costa,