Recomeçar de novo na alegria e na esperança. O início de um novo ano escolar e pastoral é sempre um tempo cheio de desafios e de esperanças, de iniciativas, criatividade, inovações e de interpelações pastorais.

Não podemos ficar a olhar para traz e sem inércia, porque o Papa Francisco na celebração da JMJ, deixou-nos ricos ensinamentos, celebrações, incentivos e testemunhos, para sermos mensageiros da paz e construtores da esperança. Sermos Surfistas do amor e do serviço.

Foram dias únicos, irrepetíveis de verdadeira Páscoa, de verdadeiro Pentecostes, de uma nova primavera para a Igreja e para o mundo, onde o Espírito Santo soprou em abundância e desceu com os seus dons sobre um milhão e meio de peregrinos.

Maria, esteve presente como no Cenáculo de Jerusalém para nos encher de alegria, de paz e de uma energia nova capaz de lançar sementes do Evangelho no campo da Igreja e do mundo.

É bom recomeçar as atividades na família, na escola, na igreja, na catequese, na universidade, na formação cristã, no apostolado, na vida espiritual e pastoral, na vida social, política e lúdica.

Construir um mundo novo, uma nova civilização do amor com pontes de comunhão, de unidade e de missão. Comecemos de novo, recomecemos todos, que ninguém fique de fora. Trabalhemos com nova energia, com projetos de esperança animados pelo Espírito na conversão do coração com um novo fôlego, na Igreja e na transformação do mundo. Com zelo pastoral e com raízes profundas de fé sejamos na alegria construtores de comunidades reconciliadas com Deus, connosco mesmos, com os irmãos e com a natureza. Só amando servimos, e só servindo amamos.

Que a esperança crie em cada um de nós verdadeiras interpelações e dinamismos novos no caminho sinodal que a Igreja está a viver e a percorrer.

† António Luciano,
Bispo de Viseu