Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Diocese de Viseu promoveu, durante estes últimos três dias (27 a 29 de dezembro), o Encontro de Natal do Pré-Seminário ‘Jesus Chama-te! Está em ti?’, que decorreu no Seminário Maior de Viseu.

Este encontro ficou marcado por momentos de oração, reflexão e convívio. Do programa destacam-se a adoração eucarística na Igreja do Carmo, o passeio pelo Rossio com visita às casinhas de madeira, a visita ao lar de idosos do Centro Sócio Pastoral e o encontro de formação humana com a doutora Cátia Almeida, médica especialista em Pedopsiquiatria, entre outros.

Foram quatro os jovens participantes: Rodrigo Oliveira, 18 anos, da Paróquia de Lordosa (Viseu); Luís Fernandes, 20 anos, da Paróquia de São Joaninho (Santa Comba Dão); Pedro Simão, 15 anos, e Rodrigo Almeida, 16 anos, ambos da Paróquia de Campo de Besteiros (Tondela). Para estes dois últimos jovens este encontro foi uma estreia, tendo superado as expectativas. “Foi muito interessante e divertido porque fiquei a saber mais sobre como é ser padre e como funciona a Igreja. Gostei mesmo muito”, referiu Pedro Simão.

Por sua vez, Luís Fernandes participou no ano passado e este ano quis voltar a repetir a experiência. “Estes encontros são muito bons para quebrar preconceitos. É também uma forma de percebermos a nossa vocação ao termos contacto com outras pessoas e ouvir o seu ponto de vista”, explicou.

Para alguns destes jovens, a possibilidade de virem a frequentar o seminário é uma realidade que já está decidida e estes encontros auxiliam esse caminho, como explica o jovem Pedro Simão. “Estes encontros servem para conhecer e desmistificar o que é ser seminarista ou padre, ajudando também na construção do nosso percurso a nível pessoal”, realçou.

O encerramento deste encontro, que aconteceu durante o dia de hoje, contou com a presença do Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que levou algumas palavras de incentivo aos jovens, refletindo sobre a importância do projeto de vida de cada um, numa dinâmica vocacional e na disponibilidade da fé para dizerem sim a Jesus e sentir a alegria de amar e servir a Igreja.

“O Pré-Seminário ajuda os nossos jovens a fazer a reflexão do que eles querem ser na sua vida e o que Deus espera deles. A partir do encontro e da formação são ajudados a fazer esta descoberta de Jesus Cristo como algo de importante na sua caminhada cristã. Por isso, os jovens que frequentam o Pré-Seminário, não quer dizer que venham a ser padres, mas fazem um caminho de descoberta daquilo que Deus espera deles. O seu projeto de vida com sentido e, ao mesmo tempo, experiência de serem iluminados e fortalecidos por Jesus”, afirmou durante a sua visita.

Aproveitou, ainda, a ocasião para reforçar que “o Pré-Seminário é muito importante e necessário numa diocese e que por isso o devemos valorizar e dar a conhecer”. “Peço às pessoas que rezem pelos pré-seminaristas, pelos seminaristas e pelos sacerdotes para que todos sejamos protagonistas da igreja diocesana que queremos ser”, acrescentou.

O padre João Zuzarte, vigário da pastoral e responsável pelo Pré-Seminário em conjunto com os padres José Mota e António Jorge, reforçou que “estes encontros conciliam a dimensão espiritual, humana, relacional e também cultural e servem, acima de tudo, para que os jovens aos poucos criem também uma certa afinidade não só com o seminário e com a possibilidade de virem a ser padres, mas também com a vontade de serem bons cristãos e boas pessoas”.

O próximo encontro do Pré-Seminário, também de três dias, será na semana santa antes da Páscoa e os jovens (dos 13 aos 30 anos) interessados em participar podem inscrever-se junto das suas paróquias.

 

CategoryDiocese, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: