O Bispo da Diocese de Viseu, em seu nome pessoal, do presbitério e da Diocese, vem por este meio unir-se à dor e ao luto dos Missionários Combonianos, pelo falecimento do Padre Ramiro Loureiro da Cruz, que Deus chamou no sábado para si.
Foi um dos primeiros missionários Combonianos portugueses e tinha 89 anos de idade, com residência no Seminário das Missões em Viseu.
Natural de Barbeita, paróquia de Rio de Loba, Viseu onde nasceu a 29 de dezembro de 1934.
Após a formação em Itália, foi ordenado sacerdote no dia 14 de março de 1959, dedicando-se nos primeiros anos de sacerdote à animação missionária.
Com um currículo muito vasto trabalhou em vários países como missionário e na formação dos seminaristas.

D. António Luciano apresenta os seus sentidos pêsames ao Provincial dos Combonianos, ao Superior do Seminário das Missões em Viseu, aos sacerdotes e irmãos da Congregação e a toda a sua família enlutada. “Que Deus recompense o Reverendo Padre Ramiro por toda a dedicação à missão na senda de São Daniel Comboni e por todo o trabalho missionário e de ajuda pastoral, que deu aos sacerdotes nas comunidades da nossa Diocese de Viseu”.
“Rezemos para que Deus vos conceda todo o conforto e paz que só Ele sabe dar. Para o Senhor Padre Ramiro Loureiro da Cruz, envolvido na luz eterna e na misericórdia de Deus, pedimos que descanse em paz no Reino da Bem-Aventurança Eterna. Peçamos a Deus por intercessão deste missionário zeloso o aumento das vocações sacerdotais, missionárias, religiosas e laicais.”

A celebração da Eucaristia Exequial será amanhã, dia 2 de janeiro de 2024, às 15h00, na Capela do Seminário das Missões, presidida por D. António Luciano. Depois será sepultado na Campa dos Missionários Combonianos, no cemitério Novo na cidade de Viseu.
Que Jesus, Maria e José a todos fortaleça neste dia de esperança Pascal.

CategoryBispo, Diocese