Desejo a todos, todos, todos… Os Diocesanos a esperança e a paz, com votos de um Ano Novo 2024, que desponte cheio de bênçãos e de graças para todos, todos, todos os cristãos e pessoas de boa vontade.

Entremos todos de mãos dadas, com confiança, alegria e esperança no Ano Novo 2024, sem nos esquecer de ninguém. Os pastores, os diáconos, os consagrados (as) e os leigos.

Caríssimas crianças, adolescentes, jovens, famílias, adultos, idosos, doentes, pobres, marginalizados, todos os responsáveis de instituições e serviços, religiosas, civis, militares, forças de segurança e cuidadores da pessoa humana. Todos, todos, todos sejamos construtores da verdadeira paz e da esperança pascal nas famílias, nas paróquias, nas instituições, na Igreja e no mundo inteiro.

Caminhemos todos juntos em caminho sinodal, em ação de graças, na oração, na santidade e no “progresso da ciência e da tecnologia como caminho para a paz”, como afirma na sua mensagem o Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024. Que as nossas famílias sejam santuários da vida, escolas de valores e construtoras da paz universal.

“No início do novo ano, tempo de graça concedido pelo Senhor a cada um de nós, quero dirigir-me ao Povo de Deus, às nações, aos Chefes de Estado e de Governo, aos Representantes das diversas religiões e da sociedade civil, a todos os homens e mulheres do nosso tempo para lhes expressar os meus votos de paz.” (Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2024).

Peçamos a Jesus o Príncipe da Paz que o progresso da “Inteligência Artificial” e os seus desafios não ofusquem a sabedoria dos simples e dos humildes de que fala Jesus no Evangelho. Que Jesus seja a “Raiz da nossa Alegria” e da nossa paz.

Contemplemos Jesus no Presépio, a Santa Mãe de Deus e Rainha da Paz, na sua Maternidade Divina e imploremos de São José e da Beata Rita um Ano Novo de 2024 cheio de dons e graças de Deus, de modo a sermos verdadeiras comunidades eclesiais renovadas e comprometidas com a paz. Ámen!

† António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese