Voz do Pastor

A caridade é uma vocação universal para cuidar dos pobres e necessitados. Neste sentido podemos valorizar mais a expressão: “Cáritas, o Amor que Transforma”.

O amor divino que transforma é oferecido gratuitamente por Deus a todas as suas criaturas. Só o amor transforma a nossa vida humana, assumida na vivência da caridade para com os pobres, ajudando-os a dar sentido à sua vida.

Durante o caminho Quaresmal, que estamos a fazer, muitas vezes ouvimos falar de amor, de partilha, de esmola e de caridade. São palavras simples para colocar em ênfase o amor que São João anuncia no seu Evangelho: “Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o seu próprio Filho, para que todo o que n`Ele acredita, não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O amor de Deus Pai é oferecido à humanidade em seu Filho Jesus Cristo como a grande resposta aos problemas, anseios e dificuldades da humanidade de hoje.

Só o amor nos salva, só o amor cura, só o amor liberta, só o amor perdoa, só o amor partilha a vida e o pão em serviço de caridade.

O amor fontal e primeiro é o próprio Deus, que nos convida a viver no amor ágape em mistério de comunhão. A vida eterna é a contemplação permanente da vida divina e do amor de Deus na revelação do seu mistério, na vida de cada um de nós. “Deus é Amor e quem permanece no Amor, permanece em Deus e Deus permanece n`Ele”.

Conhecer Deus, acolher a sua Palavra e viver em comunhão com Ele é o primeiro desafio da vivência da fé cristã. Aqui tem sentido a Boa Nova de Jesus, que nos convida a viver os seus mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

É no modo como nós vivemos a nossa vida cristã “enraizada em Cristo”, que encontramos o alicerce, o fundamento de uma vida totalmente disponível para viver a vocação ao amor em caridade servindo os irmãos.

É neste contexto que encontramos espaço para viver a Semana Nacional da Cáritas de 25 de fevereiro a 3 de março de 2024, dando o rosto a uma resposta social, um convite para servir os pobres: Cáritas, o Amor que Transforma.

A vocação e a missão da Cáritas é a missão da Igreja, que como Mãe é chamada a ter o rosto dos pobres, as mãos e os pés dos cuidadores, a dimensão universal da caridade, junto de todos os que precisam de ajuda e de pão na nossa sociedade atual. A caridade é o amor de Deus, que transforma a vida interior e renova o coração da pessoa humana.

Estamos a viver a Semana da Cáritas, Organismo da Igreja Católica, que tem por missão a vivência da caridade nos programas de ajuda da Cáritas Internacional, da Cáritas Nacional, da Cáritas Diocesana e da Cáritas Paroquial.

Prestemos atenção aos pobres e indigentes e cuidemos deles, com espírito de caridade fraterna e de fé evangélica ajudando a socorrer as necessidades daqueles, que esperam a presença de uma mão amiga e solidária com gestos de partilha do pão e de outros bens essenciais.

A Semana da Cáritas é vivida na Igreja em clima de oração e de caridade, partilhando a vida através de respostas solidárias e de serviços fraternos junto dos mais pobres.

A Cáritas precisa da nossa oração, da nossa ajuda económica e da partilha de bens para atingir os seus fins e objetivos. A Direção da Cáritas promove também encontros de formação, informação e de sensibilização para a missão Cáritas. O peditório de Rua durante a semana e o ofertório da Eucaristia do próximo domingo destinam-se a ajudar os projetos da Cáritas diocesana.

Façamos crescer a caridade nas nossas paróquias, nas Cáritas paroquiais e em todas as Instituições eclesiais de solidariedade social da nossa Diocese.

A pobreza aumentou no mundo. Cuidemos dos nossos pobres. Cumpramos o mandato de Jesus de amar os pobres e de cuidar deles, partilhando os nossos bens com donativos para ajudar a missão da Cáritas Diocesana de Viseu.

Peço ao bom Samaritano, que nos inspire a todos para ajudarmos no momento presente a Cáritas a realizar a sua missão de bem fazer e a de servir todos aqueles que lhe estão confiados com qualidade e dignidade.

Façamos tudo para ajudar a Instituição Cáritas no seu projeto social e humano, a desenvolver os seus serviços e respostas sociais com caridade, com qualidade, com humanismo e verdadeiro espírito de partilha fraterna. A prática da caridade é sempre um encontro vivo com Jesus Cristo e com os irmãos. O que fizermos ao mais pequeno dos nossos irmãos é ao próprio Cristo que o fazemos.

Vivamos com esperança o compromisso fraterno e solidário de ajudar os pobres, de celebrar com alegria o Dia da Cáritas, o Amor que transforma vidas e renova a própria Igreja.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Viseu