O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), no Arciprestado Urbano de Viseu, vai promover encontros com o objetivo de preparar os noivos para o casamento.

Os encontros, que terão como tema “A minha vocação é o meu caminho para ser feliz”, realizam-se nos dias 4, 5, 11 e 12 de maio, sob a responsabilidade do casal Lígia e Jaime Trindade Costa, após terem sofrido um interregno provocado pelo Covid.

A equipa, juntamente com o conselheiro espiritual, o Cónego Manuel Matos, faz a preparação dos casais que desejam casar pela Igreja, ajudando os noivos a refletir sobre o seu noivado e sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos, à luz da mensagem cristã.

Estes encontros vão decorrer aos sábados, das 14h15 às 18h00, e aos domingos das 9h30 às 13h00, no Centro Pastoral de Viseu. Os interessados em participar podem contactar o casal responsável através do email:  jaime.tcosta@sapo.pt ou dos números 961694392 e 918204438.

De acordo com o responsável Jaime Costa, a formação é composta por vários temas que abordam como os casais se conheceram e escolheram; qual a sua vocação; a fecundidade do casal; o matrimónio enquanto sacramento; o amor ao longo da vida, entre outros.

As várias temáticas serão trabalhadas em casal e depois em equipa, através de uma reflexão conjunta, acompanhada de testemunhos sobre temas relativos ao matrimónio e à vida em casal e em família. “O objetivo não é ensinar-lhes nada, no sentido de estarmos a debitar matéria, mas sim colocar os casais a pensar para serem eles a chegar às suas próprias conclusões, a partir do que apresentamos no nosso testemunho”, explica Jaime Costa.

Na Diocese, o Centro de Preparação para o Matrimónio está presente em Viseu, Oliveira de Frades, Nelas, Mangualde e Tondela.