Tem início no próximo domingo a Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja, que decorre de 14 a 21 de abril de 2024.

Para assinalar este evento eclesial, que tem o seu ponto alto no quarto domingo da Páscoa é antecipado por uma Vigília de Oração que tem como horizonte olhar para a missão de Cristo, o Bom Pastor.

O Ressuscitado surpreende os discípulos na manhã gloriosa da Páscoa e envia-os a anunciar a Boa Nova do Evangelho.

Para assinalar a 61ª Semana de Oração pelas Vocações, o Papa Francisco escreveu uma mensagem com o seguinte tema: “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”.

O texto ajuda-nos a preparar espiritualmente a festa do Bom Pastor, tão querida e vivenciada pelas nossas comunidades cristãs e a olhar para o tema das vocações com realismo e algo de indispensável para a vitalidade e dinamização missionária da Igreja.

O atributo de Bom Pastor é aplicado a Deus Pai e a Cristo, seu Filho, que ao longo da Sagrada Escritura aparece cheio de significado teológico e com uma dimensão soteriológica e eclesial rica de plenitude, de mistério de salvação, mas também de cuidado pelas ovelhas do seu rebanho.

O Evangelho de São João apresenta o ícone do Bom Pastor, como “Aquele que entra pela porta” para cuidar com amor, e “dar a vida pelas suas ovelhas”, caminhando à sua frente, no meio e atrás do rebanho, conduzindo-as o a pastagens verdejantes, “para que tenham vida, e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,1-11).

Para valorização da Semana de Oração e de sensibilização nas Igrejas locais, a fim de “animar os jovens a deixar-se cativar por Jesus”, a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios a partir da Exortação Cristo Vive nº 286, pede-nos para trabalharmos a nível pastoral a seguinte pergunta: “Para quem sou eu?”.

É um convite aos adolescentes, jovens e adultos para assinalar a data, sobretudo dando importância ao tema da vocação, convidando-os a tomar consciência das palavras de Jesus: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos, pedi ao dono da messe, que mande operários para a sua messe”.

Este pedido de Jesus, dirigido a toda a Igreja hoje, vem dar resposta ao problema das vocações sentido hoje em muitas comunidades católicas, que viram diminuir drasticamente os candidatos ao sacerdócio e às vocações de consagração na Igreja.

É preciso continuar a rezar sem desfalecer pelo aumento das Vocações de Consagração na Igreja. A renovar os serviços de animação e pastoral vocacional a partir da família na relação com os jovens, nas paróquias, nas escolas, nas universidades e em todos os espaços eclesiais e de lazer.

Como cristãos e pastores temos a responsabilidade de propor aos jovens o tema da vocação, ajudando-os na descoberta e formação do seu projeto de vida, quer através da oração, da reflexão e do discernimento vocacional.

Ao rezar pelo aumento das vocações estamos a contribuir para o crescimento da vida espiritual na Igreja, para que surjam respostas generosas e muitos possam ouvir o chamamento de Jesus e dar voz ao mandato missionário, respondendo com alegria à pergunta: “Para quem sou?”.

O Pastor da Diocese de Viseu convida-vos a rezar e a refletir sobre o dom da vocação cristã na Igreja. Eu sei que o assunto é sério, é muito delicado, mas põe em causa a sobrevivência de muitas comunidades, por isso faço um apelo forte a todos os fiéis, sacerdotes, consagrados e leigos, para que se empenhem com seriedade e convicção de fé num trabalho vocacional sério e sistemático com os adolescentes, os jovens e os adultos em dinâmica vocacional. Precisamos de implantar uma verdadeira cultura vocacional através de comunidades vivas, renovadas em caminho sinodal e com verdadeiro dinamismo e espírito missionário.

A vocação específica de consagração é um chamamento de Deus para servir a causa do Evangelho como sacerdote, diácono, religioso(a), consagrado(a) e leigo consagrado ao serviço das comunidades eclesiais.

A diminuição acentuada das vocações na Igreja em muitas comunidades cristãs tornou-se um problema sério no momento presente e para o futuro da Igreja. Nesse sentido gostaria de vos convidar a viver a próxima Semana das Vocações em festa e a rezar pelo dom das vocações, contemplando a imagem de Cristo, o Bom Pastor.

Convido-vos a rezar pelo Alexandre e pelo Eduardo em estágio pastoral nas paróquias de Rio de Loba, de Arões e de Junqueira, onde na Vigília de Domingo do Bom Pastor receberão o Ministério de Acólito, em caminhada para o sacerdócio ministerial.

Imploro a proteção de Nossa Senhora do Sim, para que os ajude na sua decisão vocacional e peço às suas comunidades de origem, às paróquias onde realizam o estagiar e a toda a Diocese, que rezem a Cristo, o Bom Pastor por estes jovens e pedindo o aumento de novas vocações para a Igreja.

António Luciano, Bispo de Viseu