Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A Igreja Paroquial de Sátão recebeu no passado sábado, 21 de junho, a celebração da Eucaristia, onde durante a mesma o Bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o Sacramento da Confirmação a 67 crismandos (60 adolescentes e sete adultos), provenientes de 11 paróquias do Arciprestado do Dão.

A celebração foi presidida pelo Bispo e concelebrada pelos Padres José Cardoso, Pároco de Satão; António Rodrigues, Pároco de Mioma, Rio de Moinhos, Vila Longa, Avelal e Decermilo; Augusto Gomes, Pároco de Barreiros e Queiriga; Ermelindo Ramos, Pároco de Ferreira de Aves, Forles e Águas Boas; e José Quinteiro, Pároco de Silvã de Cima e Silvã de Baixo.

Durante a homilia, a partir da Palavra de Deus, o Bispo convidou os crismandos “a olhar para o mundo marcado pela indiferença, ódio, violência, injustiça, guerra, criminalidade, morte, destruição e caos” e a torná-lo melhor usando os dons do Espírito Santo: a sabedoria, a inteligência, a fortaleza, o conselho, a ciência, a piedade, o temor de Deus.

Neste Ano Jubilar da Esperança, o Prelado convidou a assembleia a deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, como verdadeiros discípulos missionários, reforçando que Ele “protege-nos sempre, constitui-nos vigilantes e convida-nos a viver a vida em comunhão, unidade, participação e missão”.

D. António Luciano felicitou os crismandos, agradecendo por terem “dito sim a Cristo e à Igreja”. “Agradeço aos vossos pais, paróquias, catequistas e padrinhos todo o caminho espiritual que fizeram convosco. Sede bons e generosos, empenhai-vos em causas nobres. A Igreja e o mundo precisam de vós”, apelou.

O Beato Carlo Acutis, que em breve vai ser canonizado, foi ainda referido pelo Bispo com um modelo a seguir. “Convido-vos a ler o livro dedicado a ‘Carlo Acutis – Uma alma de fogo’. Como ele, sede vós também evangelizadores através da Internet e das redes sociais. Não tenhais medo nem vergonha de ser cristãos”, apelou aos crismandos.

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: