
Na próxima sexta-feira, 27 de junho, o Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, reúne-se com o clero (sacerdotes e diáconos) para celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e assinalar o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Este encontro terá lugar no Seminário Maior de Viseu, durante a manhã. Pelas 10h00, tem início a Hora Intermédia, seguida da conferência intitulada ‘Vinde a mim, todos vós que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mt 11, 28), orientada pelo Padre Pedro Guimarães. O sacerdote é natural de Felgueiras, Diocese do Porto, e exerce, desde 2022, o cargo de Provincial dos Padres Vicentinos em Portugal.
A Eucaristia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada às 11h30 e o encontro termina com um almoço convívio entre todos os membros do clero.
“A Igreja convida todos os sacerdotes e diáconos a celebrar, em ambiente de oração, de reparação, de festa e de convívio fraterno, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Todos juntos, como batizados, não esqueçamos de promover o verdadeiro culto ao Sagrado Coração de Jesus, retribuindo com a oração, o amor fraterno, a compaixão, a reparação, as obras de misericórdia e o cuidado que devemos ter para com o próximo”, reforça o Bispo de Viseu, apelando à presença de todos em espírito de comunhão.
‘Coração a corações’ é o tema da nota pastoral do presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que foi proposto pelo Papa São João Paulo II. Uma data para agradecer “o dom do sacerdócio na oração” e valorizar “com palavras e gestos de estímulo, olhos nos olhos, coração a coração, aqueles que se cruzam nos nossos percursos”, como realça D. Vitorino José Pereira Soares, presidente da Comissão Episcopal.
Os subsídios podem ser descarregados aqui.