Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A solenidade do nascimento de São João Batista, o Precursor do Messias, que se celebrou na passada terça-feira, dia 24 de junho, é para a Igreja um momento solene de festa para celebração da liturgia de um Profeta, que teve como missão preparar a vinda do Messias Salvador e apontá-lo ao povo como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

A pessoa de João Batista, o profeta que prega a penitência nas terras da Judeia no fim do Antigo Testamento, tempo de transição, para o Novo Testamento é o filho de Zacarias, o Sacerdote de serviço ao templo do Senhor naqueles dias e que ficou mudo até ao dia do nascimento do seu filho, porque não acreditou nas palavras que o Anjo do Senhor lhe dirigiu.

Sua mãe Isabel era de avançada idade e estéril e quando ficou grávida recolheu-se nas montanhas da Judeia onde permaneceu até ao nascimento do seu filho, que anunciou a chegada dos tempos messiânicos.

Neste tempo de gravidez, Isabel é visitada pela sua prima Maria de Nazaré, quando ambas se encontravam grávidas de João e de Jesus.

O encontro entre as duas santas mães é registado no Evangelho de São Lucas de uma forma bela e única.

João Batista é também apresentado pela Igreja como um homem simples, humilde, mortificado, peregrino, que terá aprendido na disciplina das comunidades dos que viviam no deserto, o seu modo de ser.

O perfil vocacional de João Batista assenta na originalidade da sua missão, de preparar os caminhos do Senhor e endireitar as suas veredas.

Nesta sexta-feira, dia 27 de junho, a Igreja convida todos os sacerdotes e diáconos da Diocese a celebrar em ambiente de oração, de reparação, de festa e de convívio fraterno a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

O Dia Mundial da Oração pela Santificação dos Sacerdotes, na Diocese de Viseu, tem como ponto alto um encontro que vai decorrer a partir das 10 horas de sexta-feira, no Seminário Maior de Viseu, com uma conferência, seguindo-se a celebração da Eucaristia e um almoço de confraternização.

Todos Juntos, como batizados, não esqueçamos de promover o verdadeiro culto ao Sagrado Coração de Jesus, através da oração, do amor fraterno, da compaixão, da reparação em obras de misericórdia e o cuidado a ter com o próximo.

Como escreveu o Papa Francisco na sua última Encíclica o Coração de Jesus: “Amou-nos” (nº 1); devemos viver, trabalhar e rezar, “mas não deixes de viver a alegria e de tentar comunicar o amor de Cristo aos outros” (nº 216); na certeza de que “Só o seu amor tornará possível uma nova humanidade” (nº 220).

Valorizando a espiritualidade do culto ao Sagrado Coração de Jesus, rezemos por todos os Membros do Apostolado de Oração e por todos os centros da nossa Diocese.

Como nos pede o Papa Leão XIV, rezemos a “Cristo Ressuscitado pela paz, uma paz desarmada e desarmante”, pela unidade da Igreja e pelo fim das guerras e conflitos em todas as partes da humanidade. Rezemos ao Coração de Jesus pela Igreja, pelas famílias e pelo nosso mundo para que “o tempo presente seja de diálogo e de construção de pontes”.

A reflexão sobre as “Vocações e Seminários” que está a ser feita hoje na igreja é um tema atual para a igreja em Portugal e para a nossa Diocese.

Neste contexto, alegremo-nos porque no próximo sábado, dia 28 de junho, o Francisco Ferreira, finalista do Seminário Interdiocesano de São José, em Braga, natural de Mangualde vai receber o ministério de Acólito a caminho do Sacerdócio.

O Francisco Ferreira está a terminar o Curso de Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, e receberá o Ministério de Acólito na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde, onde mais de uma centena de jovens receberão também o Sacramento do Crisma. Será um dia de festa para a comunidade, para o Concelho de Mangualde e para o Arciprestado da Beira Alta. Convido-vos a todos a rezar para que mais jovens cheios de alegria e entusiasmo possam escolher o caminho da vocação sacerdotal.

Esta semana termina com a celebração litúrgica dos Santos Apóstolos, São Pedro e São Paulo, no dia 29, a quem confiamos a nossa vocação, o ministério e a missão apostólica, partilhando também “O Óbulo de São Pedro” com as necessidades do Papa Leão XIV.

Peço ao Povo de Deus para rezar pela santificação e intenções do Papa Leão XIV, dos bispos, dos sacerdotes, dos diáconos, dos consagrados, dos religiosos e dos leigos empenhados em fazer caminho sinodal.

Façamos este caminho de conversão e de renovação espiritual e pastoral a rezar pelas famílias, os sacerdotes e aumento das vocações. Rezemos pelos jovens da nossa Diocese que desejam abraçar o sacerdócio e entrar no Seminário. Que muitos digam sim para seguir a vida religiosa, a consagração num instituto religioso, numa sociedade de vida apostólica ou instituto secular.

+António Luciano, Bispo de Viseu

CategoryBispo, Diocese, Igreja

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: